A sondagem a percussão com realização de ensaios SPT é o tipo de investigação geotécnica mais tradicional e consagrado na prática de obras de terra.
Resumidamente, as sondagens de solo são executadas através da perfuração do terreno por procedimento manual ou através de circulação de água utilizando ferramentas especiais de escavação.
A cada metro escavado é inserido no fundo da perfuração um amostrador padrão vazado acoplado à um conjunto de hastes metálicas. Em seguida, realiza-se um ensaio de penetração dinâmica do conjunto haste-amostrador (ensaio SPT).
O ensaio SPT é realizado através do içamento e queda repetidas de um peso com massa constante e igual a 65kgf que cai a uma altura padrão de 75cm sobre o conjunto de hastes. Este procedimento é realizado até a penetração de 45cm do amostrador no terreno.
No decorrer do ensaio, é registrado a quantidade de golpes aplicados para a penetração de 3 séries de 15cm do amostrador no fundo da perfuração. O número Nspt é definido como a soma da quantidade de golpes aplicados para a penetração duas últimas séries de 15cm do conjunto de hastes-amostrador.
Tradicionalmente, as sondagens a percussão com realização de ensaios SPT são executadas com tripé e procedimentos manuais para a aplicação dos golpes ao conjunto amostrador.
Entretanto, na prática, a execução do ensaio SPT através de processos manuais e com pouco rigor na determinação da altura de queda do peso-padrão alteraram substancialmente o número SPT, gerando resultados equivocados e com pouca repetebilidade.
Além disso, existem perdas de energia que não são computadas durante a queda da massa devido a forças de atrito existentes na polia, na corda ou, até mesmo, no conjunto que recebe o impacto (conjunto cabeça de bater - hastes - amostrador). Tais forças de atrito afetam de maneira drástica os resultados dos ensaios.
A Logtest executa sondagens SPT através de processos mecanizados, com o uso de equipamentos que aplicam golpes ao conjunto amostrador de maneira automática e sem interferência humana. Este processo garante excelente qualidade nos resultados do ensaio SPT, já que o equipamento assegura a repetição da energia de impacto ao longo de toda perfuração.
Complementarmente, possuímos um sistema de aquisição de dados, desenvolvido com tecnologia própria, que permite a medição a energia dos golpes SPT em sondagens percussivas e mistas. Este processo, pioneiro no Brasil, trás maior confiabilidade ao ensaio pois permite a medição precisa do Nspt com base na energia padrão das normas internacionais.