Em campanhas de investigações geotécnicas, nos casos onde se deseja realizar coleta de amostras de rocha, utilizam-se sondagens rotativas.
O processo de investigação rotativa consiste basicamente em fazer girar e empurrar uma ferramenta de corte especial (denominada barrilete) contra o maciço rochoso no qual se realiza o avanço da perfuração ou a amostragem da rocha. Para o avanço da ferramenta, é utilizado o processo de circulação de água que tem por objetivo arrefecer a ponta de corte e remover os detritos resultantes do processo de perfuração.
O torque e a força de penetração são gerados por um equipamento hidráulico, que transfere o movimento através de uma série de tubos conectados denominados hastes de perfuração.
A escolha e dimensionamento dos componentes e equipamentos utilizados nas sondagens rotativas são realizados caso a caso, e devem levar em consideração as características da rocha a ser sondada, os comprimentos máximos de penetração, diâmetro das amostras desejadas (denominados testemunhos) e outras condicionantes da obra, tais como limitações de espaço, facilidade de acesso etc.
Já as sondagens mistas são executadas com uma combinação de equipamentos rotativos com equipamentos de sondagem a percussão SPT.
Na sondagem mista, os materiais de solo de menor resistência são ensaiados com a medição do número de golpes SPT e o avanço da perfuração ocorre com o processo de lavagem convencional. Quando ocorrem materiais rochosos, prossegue-se a sondagem com o uso de equipamentos rotativos e com a coleta de testemunhos de rocha.
Recentemente, em 2020, a norma brasileira de sondagens NBR 6.484 foi inteiramente reformulada visando a readequação dos procedimentos tradicionais de sondagens investigativas aos novos equipamentos automatizados desenvolvidos nos últimos anos.
Esta atualização permitiu a validação de procedimentos mais modernos e alinhados com a técnica internacional em território brasileiro na prática da engenharia geotécnica.
A Logtest possui equipamentos automatizados especiais que permitem a execução de sondagens mistas com conjunto hidráulico único. Em outras palavras, o processo rotativo e percussivo são realizados sem a necessidade da troca de equipamentos e componentes de perfuração, permitindo a realização de sondagens com alto nível de produtividade.
Complementarmente, possuímos um sistema de aquisição de dados, desenvolvido com tecnologia própria, que permite a medição a energia dos golpes SPT em sondagens percussivas e mistas. Este processo, pioneiro no Brasil, trás maior confiabilidade ao ensaio pois permite a medição precisa do Nspt com base na energia padrão das normas internacionais.