O ensaio de penetração de cone (CPT) ou piezocone (CPTu) é um ensaio bastante tradicional utilizado à várias décadas para a determinação das espessuras de camadas de solo e na determinação de sua resistência e deformabilidade. Inicialmente, o CPT foi desenvolvido na Holanda, na década de 1930, para investigar os solos moles do país e auxiliar na determinação da cota de instalação de estacas de fundações de edifícios.

Com o passar dos anos o ensaio foi sendo progressivamente melhorado e atualizado, o que resultou na formação de uma enorme base de dados de informações de solos utilizada em diversas aplicações. Hoje o ensaio se tornou uma referência para vários tipos de obras geotécnicas, tais como aterros sobre solos moles, fundações profundas de edifícios, obras de infraestrutura, projetos de barragens hidráulicas e projetos de barragens de rejeito de mineração. O ensaio CPT consiste basicamente na cravação com velocidade lenta e constante de uma sonda cônica, que mede a resistência oferecida pelo solo em sua ponta e a resistência por atrito lateral.

Quando se desejam obter informações da pressão da água durante a cravação da sonda (poro-pressões), transdutores eletrônicos especiais são instalados à sonda, realizando a medição da pressão de maneira simultânea à resistência de ponta e atrito lateral. O ensaio de penetração de cone com medição de poro-pressões é denominado ensaio CPTu.

Como resultado, o ensaio CPT ou CPTu fornecem:
» Estratigrafia do solo, indentificando os diferentes materiais em profundidade com precisão de 1cm;
» Densidade relativa do solo;
» Resistência não-drenada dos materiais;
» Ângulo de atrito efetivo das areias;
» História de tensões do solo (tensão de pré-adensamento e OCR);
» Coeficiente de adensamento;
» Coeficiente de permeabilidade.

Além disso, os resultados do ensaio podem ser utilizados por diversos métodos de engenharia de aplicação direta, como por exemplo, nos métodos que determinam o potencial de liquefação dos solos (muito utilizados em obras de mineração) ou ainda em métodos que permitem prever a capacidade de carga geotécnica de estacas (aplicável a todos os tipos de obras que envolvam estacas).

A Logtest desenvolve soluções completas aplicadas à realização de ensaios CPT e CPTu, tais como fabricação de sondas cônicas, implementos hidráulicos de cravação e sistema de aquisição de dados próprio. O desenvolvimento de equipamentos próprios nos permite oferecer aos nossos clientes a execução de ensaios e laudos a baixo custo e com resposta rápida, já que não dependemos de fornecedores estrangeiros para a realização dos serviços.

Solicite um orçamento